Curso

Sistemas híbridos solares em 10 modalidades, com backup, zero grid, offgrid e outros


A maioria dos integradores, quando se fala de sistemas híbridos, pensa em backup residencial, sem se dar conta que dá para fazer muito mais com baterias (BESS - battery energy storage system): zero-grid, timeshift, micro rede, peak shavingoffgrid e muito mais.  


Por conta disso, desenvolvemos este curso sobre sistemas híbridos. Veja os diferenciais:

  • Abrange mais que 10 modalidades de sistemas híbridos; 
  • Independende de fabricantes;
  • Trata da definição dos objetivos do sistema, dimensionamento detalhado, instalação, análise dos resultados e simulação;
  • Planilhas abrangentes para todas as modalidades, incluindo retorno financeiro; e
  • Modelos de negócios de outros países que poderão se realizar no Brasil.


Trata-se de um curso online ao vivo, que será gravado e a gravação ficará disponível por um ano.

Serão 12 horas de aulas dinâmicas, em três noites consecutivas de conhecimento, sempre das 18 às 22h. É muito conteúdo para abordar, com leitura de fichas técnicas diversas, preenchimento de planilhas e discussão sobre as variantes e suas particularidades.

 

Pré-requisito: conhecimento em projeto de sistemas conectados à rede.

 

Sistemas híbridos são um tanto mais complexos do que sistemas conectados à rede, o que leva pode levar a erros custosos no dimensionamento e na instalação.

 

Veja alguns aspectos:

  • O objetivo do sistema precisa ser muito bem definido: ele servirá para reduzir o custo com energia? Para aumentar a segurança em casos de falta da rede? Seria possível combinar as soluções? Ou deverá funcionar fora da rede?;
  • No dimensionamento, são muitos dados que precisam ser ajustados: demanda mensal de energia; potência e consumo da carga crítica; características de módulos, inversores, baterias e das cargas, etc.;
  • A instalação de sistemas híbridos também é mais exigente do que de sistemas ongrid, devido à variedade dos componentes.

 

O Curso sobre Sistemas Híbridos abrange soluções para:

  • Aumento de autoconsumo;
  • Otimização tarifária;
  • Peak shaving;
  • Zero grid;
  • Usina virtual distribuída;
  • Backup solar com inversor de três portas;
  • Backup solar com inversor de quatro portas;
  • Offgrid com inversor híbrido;
  • Offgrid clássico com controlador de carga + inversor; e
  • Combinação com gerador a diesel ou eólico em micro rede.

 

Baterias de lítio e de chumbo

Trataremos das tecnologias de baterias íon de lítio e chumbo-ácido - as duas têm suas aplicações.

 

Planilhas para dimensionamento

Quem já participou dos nossos cursos conhece a qualidade das planilhas: elas são práticas e didáticas ao mesmo tempo, e os campos são abertos para que você entenda os cálculos e possa adaptar as planilhas à sua realidade. Incluimos também o retorno financeiro de sistemas que têm esse aspecto como objetivo.

 

Simulação para otimizar investimento em relação a perdas

Sistemas híbridos são altamente dinâmicos: a demanda e a radiação oscilam ao longo do dia e da noite, e o inversor precisa acompanhar essa oscilação mediante carregamento e descarregamento das baterias dentro dos limites permitidos. 
 

Desta forma ocorre perda de energia, quando as baterias são subdimensionadas, ou custo de investimento desnecessário, com baterias sobredimensionadas. 
 

A melhor forma para otimizar o resultado financeiro é a simulação, usando a curva de carga do cliente e dados climáticos detalhados. Apresentaremos esse cálculo no software PV*SOL para sistemas que injetam energia e para sistemas zero-grid.

Depoimentos

"Excelente conteúdo, passado de forma simples, combinando teoria e prática, apresentando parceiros e várias ferramentas para implantação do projeto. Sensacional!"

— Guilherme Nichelli, Marinha do Brasil

"Tem coisas que não achamos palavras para expressar , mas devemos nos esforçar no mínimo para expressar tudo aquilo que nos surpreende de forma tão positiva. Quando me inscrevi em mais um curso da SOLARIZE (Usinas de minigeração fotovoltaica, operação e conexão), já imaginava que o curso seria de alto nível devido a seriedade da Equipe Solarize, só que superou todas as expectativas. Deixo registrado que o valor cobrado pelo curso é ínfimo pelo conhecimento transmitido, principalmente por ser uma atividade tão nova no em nosso Pais. Parabéns e que continuem com a sua missão, que é grandiosa, transmitir o que há de melhor."

— Guilherme Castro - Engenheiro eletricista

" Parabéns a Solarize!!! O curso vale cada centavo!"

— Tiago Calazans

Assine nossa newsletter

E receba informativos sobre cursos